CANÁRIO E PASSARINHO


 
Os irmãos Antônio Bérgamo (Canário) nasceu em 01 de agosto de 1934 e Pedro Bérgamo (Passarinho) em 29 de junho de 1936, ambos em Altinópolis, interior do estado de São Paulo.

Família descendente de italianos, onde três irmãos de uma família casaram-se com com três irmãs de outra, sendo que um desses casais são os pais da dupla (Sr. Vitório e Dona Maria).

Desde pequenos gostavam de cantar, trabalhavam na lavoura e iniciaram a carreira cantando em festas na escola local, inicialmente com os nomes Canário e Canarinho.

E no ano de 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do Segundo Torneio "Roda de Violeiros", que se realizou na Rádio Clube de Orlândia/SP e, com o sucesso alcançado, decidiram seguir para a capital paulista onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros e, algum tempo depois, a jovem dupla se apresentou na Rádio Nacional (hoje Globo) no programa "Alvorada Cabocla", apresentado pelo Nhô Zé (José de Moura Barbosa nascido em Serra Azul/SP no dia 15 de abril de 1923).

E foi em São Paulo que eles gravaram 3 discos 78 rpm com o nome artístico Canário e Canarinho. O primeiro deles em 1961, com as músicas "Adeus" (Canário e Aparecido Ferreira Pessoa) e "Romaria Trágica" (Anacleto Rosas Jr.), na gravadora Chantecler.

Pouco tempo depois, Canarinho mudou seu nome artístico para Passarinho, pois já havia na época uma dupla chamada "Curió e Canarinho". E a dupla que passou a se chamar "Canário e Passarinho" gravou mais três discos 78 rpm, até que conseguiram gravar em 1963 o primeiro LP, na gravadora Continental.

Nos anos de 1966 e 1967, eles ganharam o prêmio de Melhor Dupla do Ano. Canário e Passarinho foram se firmando entre os principais nomes da música caipira raiz, tendo gravado cerca de 29 LP's, alguns compactos, 6 discos 78 RPM, e recentemente, gravaram 2 CD's.

Tendo sido uma dupla contemporânea da jovem guarda, Canário e Passarinho, em diversos shows até o início da década de 70, costumavam fazer um "desafio" contra um cantor ou conjunto de "iê-iê-iê" (como era conhecido o "pop-rock" nos anos 60, em alusão ao "yeah-yeah-yeah" dos Beatles) nas diversas cidades onde se apresentavam, tendo vencido quase todas as vezes.

Outro destaque de Canário e Passarinho são os programas que gravaram em estúdio próprio, distribuindo-os depois pelas diversas emissoras de rádio. E atualmente o Passarinho apresenta o programa "Clube do Passarinho" que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 15:30 às 17:30 hs pela Hertz AM de Franca, e das 8:00 e 9:30 aos sábados.

Canário e Passarinho continuam se apresentando e gravando seus discos, em ocasiões especiais, mantendo fidelidade ao estilo caipira raiz, e exibindo inclusive composições bem humoradas em seu repertório, além de interpretações virtuosísticas na viola e no violão.

Comentários

Postagens mais visitadas